quarta-feira, 28 de abril de 2010

Berenice


A primeira vez que vi Berenice, foi antes da sineta tocar anunciando o inicio da aula. O cabelo castanho muito liso, cortado rente bem acima do ombro, com uma franja que emoldurava o rosto branco coberto de sardas. Como era aluna nova, ao invés do tradicional uniforme saia azul marinho e blusa branca com o distintivo do colégio, e uma gravatinha azul com umas listras que indicavam a série, ela usava um vestido branco estampado com motivos florais pequenininhos de várias cores, e uma sandália de couro branca. Não pude deixar de olhar, nunca antes tinha olhado assim pra uma menina, menina pra mim até aquele dia só servia pra ter os cabelos puxados, e os objetos escolares escondidos, pro deleite dos meninos. Mas alguma coisa aconteceu quando vi Berenice. Como eu me sentava sozinho na minha carteira, e eram carteiras onde se sentavam dois alunos. A professora colocou Berenice pra se sentar comigo, o que foi motivo de muita risada por parte dos meus colegas de traquinagens. Mas estranhamente isso não me afetou muito, era a primeira pessoa vinda de uma cidade grande que eu conhecia. E eu estava gostando daquilo não só pela novidade, a pele branca e as sardas, eu só tinha visto no cinema, e o modo de falar dela toda educada, cheia de “por favores”, “com licenças” e “desculpes” não eram expressões comuns nas meninas que conhecia e com quem só queria brigar. A partir daí eu vivia uma situação incômoda de ser amigo de uma menina, o que era constrangedor do ponto de vista dos meninos. Mas a aquela altura eu não parecia me importar muito.
Um belo dia à tarde eu estava em casa com os dedos e a cara toda lambuzados de comer jaca, que alguém tinha trazido, quando Berenice chega sem avisar. Disse que tinha ido me pedir um caderno emprestado pra por a matéria em dia, eu mal consegui falar, com a boca pregando com a cola da jaca. Nossa amizade acabou virando mesmo só amizade. No final do ano Berenice voltou pra cidade grande. E eu voltei a ser o mesmo moleque de sempre.

4 comentários:

  1. Ficou lindo seu texto menino! Alias, acredito que vc nunca deixou de ser um menino levado e que gosta muito de meninas de pele branca e sardas.

    ResponderExcluir
  2. Isso é a mais pura verdade!
    obrigado pela visita.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa nova é essa, escrever, que lindo, parabéns, seu texto ficou muito bom!!!Acho que essa menina de sarda tem inspiração mineira..kkk!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei, parabéns, ta vendo só um talento que não conhecia, saudades de vc. beijos se cuida.

    ResponderExcluir