quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preferências Musicais


Dizem que: "gosto e "fiofó", cada um tem o seu" ou, "melhor ter mau gosto do que gosto nenhum". Em se tratando de gostos musicais, a amplitude de opções pra se gostar é quase infinita.
Estive lendo o livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", editado por Robert Dimery, os discos foram escolhidos por 90 jornalistas e críticos especializados em música, o livro vai desde os anos 50 até os dias de hoje.
Por motivos óbvios parei de lê-lo sem terminar. como terminar um livro com um título desses?
As indicações do livro sobre o que ouvir antes de morrer, são bem interessantes, muito embora indique alguns discos que sinceramente...ou felizmente não há o menor perigo de que eu me disponha a ouvir algum dia!
Mesmo duvidando que alguém estaria pronto pra morrer ao ouvir todos os 1001 discos que o livro lista. O melhor é não ouvir todos, e nem dá pra ouvir mesmo e não só pela quantidade, mas porque a variedade de estilos é bem grande "Tem gosto pra tudo" diria alguém. As indicações vão do Jazz ao Indie, de Franck Sinatra a Arcade Fire, passando por Tom Waits, Ramones, Sonic Youth e algumas coisas bem experimentais.
Há ótimas dicas no livro como por exemplo o álbum Grace de Jeff Buckley, que surgiu na época do movimento Grunge e faleceu em 1997 e tem um som sublime. Joanna Newsom que é diferente de tudo que já ouvi, e olha que já ouvi muita coisa nessa vida!
A grande maioria já conhecia de nome, mas nunca tinha ouvido.
Eu passaria um pente bem fino no livro. pra tirar coisas como Abba, Pet Shop Boys e outros tipos de música que passam longe do meu gosto pessoal. fazer o que? "gosto e fiofó..."
Mas o saldo acaba sendo positivo, porque me possibilitou ouvir coisas de que nem me lembrava mais, e descobrir outras.
O livro deixa de fora muitos discos de artistas que eu considero fundamentais como: Procol Harum, Moody Blues, Lacrimosa, Manfred Mann, além disso, o livro cita apenas um disco de Billie Holiday! Lady Satin. O que pra mim é uma tremenda demonstração de falta de gosto dos 90 "entendidos" que escolheram os discos citados no livro.
Mas é um bom guia na falta de outro, porém é necessário um bom conhecimento musical pra não aceitar tudo que está lá como um disco que vc "tem" que ouvir antes de morrer.