domingo, 11 de setembro de 2011

Cometas que aborrecem


Nas duas ultimas décadas, vivemos um período triste para o cancioneiro nacional. Coincide com o tempo da redemocratização – como se nossos melhores compositores da chamada música popular brasileira só produzissem bem quando oprimidos. Mas não é só isso: ao que tudo indica a máquina da indústria musical centrou baterias em torno da produção comercial. Daí a proliferação das duplas ditas sertanejas (e que de sertão nada tem) e dos pagodes em que (nos dois casos) qualidade melódica ou de textos é o que menos conta.
A isso, sim, não se pode chamar de arte, mas de “empreendimento no ramo musical” Empreendedorismo...
Aliás, empreendedorismo é uma palavrinha bem mal concebida. Hem? Se a coisa se refere a “empreender”, deveria derivar daí, Mas é da moda destes últimos vinte anos inventarem palavras, ao mesmo tempo em que as massas se deixam levar pela mídia que superlota shows de um menino cantor que diz: “um beijo fala mais que mil palavras/ um toque é bem mais que poesia”. O primeiro verso cai bem, mas o segundo...
Bem a letra inteira, e a musica em seu todo, são de gosto duvidoso. Ou sofrível, como diria um velho mestre meu, sempre com o cuidado de não ofender o jovem e muito bem pago cantor (respeito-o, e lamento que a máquina financeira faça dele um boi de exposição), mas ele não respeita meus ouvidos.
Quer outro exemplo? Paula Fernandes. Sim todo mundo gosta dela, eu também gosto. Qual é o problema então? O problema é a onipresença da cantora que está em toda parte, desde os carros de playboys ultra super equipados com equipamento sonoro que faz tremer nossas janelas, (como se o prazer de ouvir música precise ser também o prazer de infernizar o ouvido alheio.) até os botecos chamados “copo sujo” onde sempre tem um DVD da dita moça cantando todos os dias! Não estou discutindo a qualidade musical da moça, vá-lá, ela até que canta direitinho, mas experimente ouvir o dia todo e em todo lugar...
Cadê o prazer de pegar um cd que você gosta e colocar no som pra ouvir, depois de muito tempo? Mesmo sem ter vontade nenhuma, já ouvi Paula Fernandes e Luan mais vezes que gostaria, e acho até que mais vezes que ouvi Beatles na minha vida, e isso não é prazer ai já é tortura.

17 comentários:

  1. falou e disse mestre!
    meu querido professor de adolescência, saudades de você!

    Gerlaine

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O moço é mesmo tudo isso que você falou, um boi de exposição... A moça, canta direitinho, mas isso muita gente faz. É meio pedante, se acha a diva canta só pra ela. A mim não empolga, embora seja um estilo musical que eu não curta, respeito sempre. Mas ela é sem carisma... Na minha dispensável opinião.

    Na escola em que alguns dos meus sobrinhos estudam existe a matéria Empreendendorismo, acredita? Eu nem sei pronunciar esse troço direito.

    Beijo, Vilmar.

    ResponderExcluir
  4. Grande Vilmar,
    na realidade querem fazer "descer goela abaixo"; uma lavagem cerebral (risos).
    Quantas das vezes, vêm letras, ritmos de canções que nem gosto em minha mente...ARGH!
    Grande Abraço, Vilmar!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que Paula tem uma voz incrível...mas tem muito a aprender ainda...


    beijos em você, mwu querido!

    Bia

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã da Paula Fernandes. Tenho problemas, será?

    Rs

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Ixiiii... acho que nem vou falar nada rsrsrsr.. vão dizer que sou do contra rsrsrrs... mas acho isso tudo muito relativo... questão de gostar desse ou de outro artista... ou seja lá de um estilo musical ou de outro... cada um é livre para ouvir o que lhe cai bem aos ouvidos.. qtas e qtas vezes passei com o CD do Elvis durante semanas.. música é muito pessoal e vai muito do estado de espírito de cada uma... já imaginou se neste mundo imenso todos gostassem do azul e não do amarelo?.. Os ditos "cometas" sempre existiram e sempre existirão.. mas nem por isso todos são obrigados a gostar e muito menos a ouvir. Eitaaa.. falei que deveria ficar quieta rsrrsrsrss

    Beijokas super em seu coração Vilmar!

    Verinha

    ResponderExcluir
  8. Musicas e letras boas, hoje em dia , é coisa rara: Que saudade da geração 80!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, querido amigo Wilmar.

    Muito obrigada pela sua atenção, gentileza, e as lindas palavras de conforto.

    Voltarei para apreciar esse lindo texto, com mais calma.

    Tenha uma bela semana de paz e alegrias.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sou super eclética no quesito "música"!
    Costumo dizer que se soa bem aos meus ouvidos, tudo bem, eu ouço com prazer! Mas, no tocante aos CDs em minha prateleira, sou suuuper seletiva! Não gasto meu rico dinheirim, nem tampouco minhas "ouças", com cantorias de ocasião, "dijeitunenhum"!! Sorry, mas é verdade! Não costumo me irritar, tb, com o que os outros possam estar a escutar; por vezes, até gosto, já que se o cidadão não estivesse a ouvir determinada canção, eu jamais a teria ouvido, com certeza! E no mínimo perderia a oportunidade de conhecer algo diferente, ou do modismo atual!! Viu só, como sou totalmente Flex?! rs Quanto a Paula Fernandes, acho-a linda demais, gosto de sua voz, e a admiro mais como intérprete do que como compositora! ( mas tb não compraria um CD dela! ) O Luan, então, eu nem sei o que dizer, já que o dito cujo virou uma febre nacional!! Acho que ele tornou-se uma vítima, isto sim! Creio que o mais certo é l.a.m.e.n.t.a.r, que os jovens estejam com uma visão tão pouco seletiva em seus gostos musicais... mas com certeza, que a força da mídia, e a falta de orientação de bons exemplos em casa, interfira sobremaneira neste processo todo!! É inconcebível que os bailes Funks, com aquele festival de bundas em cima do palco, e a vulgarização às mulheres, nas letras de suas músicas, seja cultuado por boa parte da população jovem!! O que se esperar desta visão distorcida dos jovens, num futuro próximo?? De novo, volto a lamentar...
    Vc foi muito feliz em sua explanação! E me fez organizar um pouco a minha própria opinião sobre o assunto! rs
    Bj
    Helô

    ResponderExcluir
  11. Sou suspeita para falar porque quando gosto de uma música ouço o tempo todo, já fui jovem de colocar o som nas alturas (não faço mais isso), hoje sei que devia incomodar os vizinhos, fazer o quê?rss

    Adoro Paula Fernandes, a sua voz, suas canções (melodia e letra) portanto não acho ruim ter que ouvir repetidamente.

    Na minha cidade por onde ando... centro, camelôs, lojas, rádios, só dá Paula Fernandes, como você mesmo diz Vilmar... é mais um cometa que está passando e este não me aborrece.

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  12. Como vou dizer, cometas sempre existiram, e eles tentam mesmo enfiar nossa goela a baixo, mas cada um tem seu gosto musical, sou bastante eclética, e devo confessar que aqueles que gosto, escuto mesmo, muitas vezes, não em um som muito alto, apesar que ouço sim rssss, ahhh me deixa ser, que eu te deixo ser também entendeu? Hum, uma coisa que não guento é esses funk baixo nivel, que alguns vizinhos e mesmo em carros por aí, tocam em ultimo volume, até pra quem nem quer ouvir, mas fazer o que, minha sorte, é que ou estou aqui em casa ouvindo as minhas musicas, ou quando na rua, fone de ouvido, é uma coisa que nunca abro mão.

    beijos homem que eu adorooooooo, ótimo fim de semana pra vc, e vou ficar inté quieta sobre nosso time, ok? rsss, abraços apertadinhos.

    ResponderExcluir
  13. Oie querido passando pra te deixar meu beijo e o desejo de uma quinta feira doce pra vc.

    ResponderExcluir
  14. Meu querido amigo Vilmar,
    Concordo com vc em gênero, número e grau. Gosto muito de boa parte desses novos talentos, como vc bem citou a bela voz e poesia da Paula Fernandes, Mas, pelo amor de Deus, não podemos nos esquecer dos grandes clássicos da música, que sempre devem ter o seu destaque, em qualquer tempo, em qualquer lugar. Não sei se sou muito nostálgica, mas sempre gosto de resgatar, America, Moody Blues, Beatles, Pink Floyd, Bred, Scorpions, Abba, Yes, e nossa, um mundão de gente boa pra caramba! Texto perfeito, meu super amigo! Bjkas com muito carinho e afeto!

    ResponderExcluir
  15. Vilmar
    Em tempo: adorei o texto do post. Sintetiza todo o texto apropriadamente escrito por vc. Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Vilmar, ainda há alguns poucos que bendizem o belo cancioneiro nacional, acredito que um deles é o grande Rolando Boldrin com o programa Senhor Brasil na TV Cultura.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Eita homi kd vc?

    Eu só vim aqui pra te ler rsss

    Como tá tudo por aí? saudades e meu carinho a vc e Selma, nossa nem vou comentar do nosso time, tô ktinha ... ketinha e coração esperando que finalmente não morramos na praia, tenho que acreditar e eles também, e vamo que vamo.
    No mais vida em curso doido de tanto trabalho e coração esperando o diacho do cupido melhorar a pontaria rsss, que nada ele tá amarrado, amordaçado e de castigo, até eu cansar rssss.

    Beijos, que vc esteja bem e tudo aí só amor, carinho e tudo aquilo que vc deseja.
    Deus te cuide.
    meu carinho e ótima semana.

    ResponderExcluir