sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para que possamos ter o amor de alguém, precisamos antes nos amar


Marcos Ribeiro*

Para muitas pessoas é difícil encontrar a alma gêmea. E quando conseguem têm dificuldades para estabelecer um vínculo afetivo duradouro.
Não é só uma questão de escolha, é uma dificuldade dela com ela mesma. A falta de satisfação pessoal e a ausência de autoestima fazem com que homens e mulheres "boicotem" as próprias escolhas, sem entender como alguém pode amá-los ou amá-las e eles ou elas "se sentem uma porcaria".
Para que possamos ter o amor de alguém precisamos primeiro nos amar, entendendo as nossas virtudes e compreendendo nossos defeitos. Uma pessoa não pode buscar na outra a alegria que ela própria não tem. O amor não pode ser construído para cobrir "buracos internos", pois quando o outro começa a não corresponder a cobrança é inevitável. Quando se convive com alguém, um acredita que conhece muito bem o outro e enxerga só a imagem que já é conhecida. Mas quando o amor idealizado sai desse roteiro, vem a decepção e os primeiro conflitos. O principal erro da escolha amorosa é inventar a pessoa amada e construir a relação em cima dessa fantasia, creditando-lhe qualidades que, no fundo,gostaria que tivesse.
Não seria melhor se empenhar para conhecer a pessoa como ela é? O que fazer para não cair nessas armadilhas psicológicas?
Segundo o educador americano Leo Buscaglia, para amar "precisamos ter a sutileza de um sábio, a flexibilidade de uma criança, a sensibilidade de um artista, a compreensão de um filósofo, a aceitação de um santo, a tolerância de um consagrado, os conhecimentos de um erudito e a fortaleza da certeza."
Talvez no início possa parecer difícil, no entanto o próprio amor será a mola mestra para impulsionar a relação com todos esses ingredientes que surgem naturalmente na convivência diária.
É importante ter claro que não há regras, porque se ama de várias formas e jeitos, uns transbordam de amor, outros amam com gestos contidos. Para entender o mistério que faz alguém se apaixonar por uma pessoa e não por outra é preciso "entrar" na mente humana e conhecer as inúmeras variáveis que interferem na escolha amorosa. Por exemplo: as pessoas usam como referência para a escolha do seu amor uma imagem que foi construída ainda criança. Pode ser de pai, mãe, avô, irmão ou outra pessoa. Muitas vezes fica no plano inconsciente, mas o cérebro deixa tudo registrado e volta à cena no exato momento em que precisa dele.
É mais ou menos assim: quando alguém se interessa por outra pessoa, vem logo a imagem construída e, e com isso, vê se encaixa ou não nessa imagem o modelo de homem e mulher construídos. Se não ocorrer atração, será mais um encontro entre tantos outros que passou pela vida dessa pessoa.
Mas, se houver um alto grau de correlação, é provável que uma nova história a dois vá começar a ser contada.
Como saber que chegou a hora? Não há receitas, mas uma coisa é certa: se ao acordar ou ao ir dormir o seu pensamento for sempre na mesma pessoa, fique atento.
Se no momento do encontro seu coração parecer uma bateria de escola de samba em plena avenida, essa pode ser a pessoa que você está esperando: o amor da sua vida.

*Marcos Ribeiro; sexólogo e consultor em Educação Sexual no Rio de Janeiro, é autor de Conversando com seu filho sobre sexo.

9 comentários:

  1. Interessante, mas assim fica difícil amar, hein? Precisa ter todas essas qualidades ou virtudes?
    Todas?
    Sutileza de um Sábio
    Flexibilidade de uma Criança
    Sensibilidade de um Artista
    Compreensão de um Filósofo
    Aceitação de um Santo
    Tolerância de um Consagrado
    Conhecimento de um Erudito
    Fortaleza da Certeza

    Vou guardar essas palavras para quando encontrar "o amor da minha vida" poder aplicar.rss

    Ele vai ter que ter um pouquinho de paciência!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Realmente, pra se amar de verdade é preciso quase deixar de ser humano, não ter defeitos.
    isso se formos nos basear no que prega esse texto.
    mas ainda assim vale a pena o sacrificio!
    viver um amor de verdade, ter uma felicidade intensa mesmo que com data de validade, sempre vale a pena. "qualquer maneira de amor vale a pena"

    ResponderExcluir
  3. Vilmar,

    gostei bastante do seu blog também!
    E esteja sempre lá em meu OLHAR...onde só val se OLHAR DENTRO DOS OLHOS...

    um beijo!

    Bia

    ResponderExcluir
  4. Que blog mais fofo!
    é sério! vc escreve coisas lindas.
    fiquei encantada continue assim
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Vilmar, adorei sua visita, muito obrigada. Meu outro blog se chama ZHUBENEDICTY, se quiser pode dar uma olhada no poema O BUQUÊ DE LIVINA, é o que mais gosto, minha obra prima. Seu blog é muito aconchegante. A propósito tenho um gatinho, vou tirar dúvidas com vc, hein? abs.

    ResponderExcluir
  6. Fique a vontade Malu!
    Seja bem vinda, vamos cuidar do seu gatinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita Aninha!
    sabe que sou seu fã!
    beijos!

    ResponderExcluir