quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preferências Musicais


Dizem que: "gosto e "fiofó", cada um tem o seu" ou, "melhor ter mau gosto do que gosto nenhum". Em se tratando de gostos musicais, a amplitude de opções pra se gostar é quase infinita.
Estive lendo o livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", editado por Robert Dimery, os discos foram escolhidos por 90 jornalistas e críticos especializados em música, o livro vai desde os anos 50 até os dias de hoje.
Por motivos óbvios parei de lê-lo sem terminar. como terminar um livro com um título desses?
As indicações do livro sobre o que ouvir antes de morrer, são bem interessantes, muito embora indique alguns discos que sinceramente...ou felizmente não há o menor perigo de que eu me disponha a ouvir algum dia!
Mesmo duvidando que alguém estaria pronto pra morrer ao ouvir todos os 1001 discos que o livro lista. O melhor é não ouvir todos, e nem dá pra ouvir mesmo e não só pela quantidade, mas porque a variedade de estilos é bem grande "Tem gosto pra tudo" diria alguém. As indicações vão do Jazz ao Indie, de Franck Sinatra a Arcade Fire, passando por Tom Waits, Ramones, Sonic Youth e algumas coisas bem experimentais.
Há ótimas dicas no livro como por exemplo o álbum Grace de Jeff Buckley, que surgiu na época do movimento Grunge e faleceu em 1997 e tem um som sublime. Joanna Newsom que é diferente de tudo que já ouvi, e olha que já ouvi muita coisa nessa vida!
A grande maioria já conhecia de nome, mas nunca tinha ouvido.
Eu passaria um pente bem fino no livro. pra tirar coisas como Abba, Pet Shop Boys e outros tipos de música que passam longe do meu gosto pessoal. fazer o que? "gosto e fiofó..."
Mas o saldo acaba sendo positivo, porque me possibilitou ouvir coisas de que nem me lembrava mais, e descobrir outras.
O livro deixa de fora muitos discos de artistas que eu considero fundamentais como: Procol Harum, Moody Blues, Lacrimosa, Manfred Mann, além disso, o livro cita apenas um disco de Billie Holiday! Lady Satin. O que pra mim é uma tremenda demonstração de falta de gosto dos 90 "entendidos" que escolheram os discos citados no livro.
Mas é um bom guia na falta de outro, porém é necessário um bom conhecimento musical pra não aceitar tudo que está lá como um disco que vc "tem" que ouvir antes de morrer.

12 comentários:

  1. ah Vilmar, magoei, passou pente fino e tirou 2 bandas que curti muito na minha juventude Abba e PetShopBoys.rss

    Mas é assim mesmo, gosto não se discute. Sei que curti muita coisa que hoje passo longe e vice-versa.

    Porém,fiquei curiosa para ler este livro, quero saber o que mais foi citado no mesmo.

    Quem sabe saio passando um pente fino também...

    Beijos

    E eu removi a postagem anterior porque na pressa comi algumas letras.kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Obrigada pela sua visita ao n/ "cantinho". Ficamos felizes que tenha gostado e ficamos a aguardar a sua próxima "visita".
    O seu blog é bastante interessante, concerteza vamos passar por aqui muitas vezes.

    Isabel e Lucília

    ResponderExcluir
  3. Oh Margô foi mal...rsss, mas leia livro sim vc vai gostar. mas lembre-se: não pode lê-lo todo ta bom?

    ResponderExcluir
  4. Tá bom, está perdoado.kkkk

    Mas não entendi porque não posso ler o livro todo. Sei que não devo ouvir os 1001 discos, ainda não quero morrer.rss

    Bom final de semana!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Primeiro porque há coisas no livro que vc não vai se interessar em ler. e segundo porque acredito que a maldição citada no título pode se estender a quem lê-lo na íntegra...quem vai saber não é mesmo? Na dúvida melhor não ler rsss.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Sex Pistols.
    Cresci ouvindo rock em todos os seus estilos e esses dias em particular, estou num "remember" ouvindo Blindagem, um pessoal muito bom de Curitiba, das antigas. Sou paranaense e não dá pra deixar de apreciar o q vem de lá, dai..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu já gosto mais de The Clash e Ramones, mas o que mais gosto mesmo é de rock dos anos 70, Pink Floyd, Led Zeppelin, Neil Young, ou seja uma coisa mais Jurássica mesmo! rsss
    Por falar em nomes como vou chamar vc?
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Vilmar.
    Poxa, eu não conhecia esse livro... mas gostei da descrição do mesmo, como vc mesmo fala; "pode ser interessante", sou muito ligada a música...
    Não gosto de dizer que sou eclética, enjoei dessa palavra... gosto de dizer que música pra mim depende do momento!
    Vc conhecerá um pouco dos meus gostos musicais, no meu blog tem!
    E pelo que já vi... posso dizer que tens ótimo gosto musical!

    Muito obrigada pela visita!
    Seguindo-te também!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Excelente indicação para os afccionados de música. Muito bem dito, nem tudo serve a todos. Pois poucas pessoas conhecerão tudo. Mas dá pra analisar e curtir muito. Indicações são sempre bem-vindas. Parabéns!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu li um livro da Martha Medeiros em que ela falava desses livros de 10, 100 ou 101 coisas pra se fazer antes de morrer, é hilário, claro que tem algumas indicações que valem a pena, mas daí nos dizerem que são essenciais a nossa vida, e ainda por cima parece que ao final da lista podemos morrer, que coisa mais funesta!
    Eu faria uma lista das coisas que se deve fazer, ouvir, sentir em vida, mas sem pensar na morte, porque na verdade quem não vive fazendo mil coisas interessantes que valham a pena já estão mortos, ou morrendo lntamente...
    Beijos Vilmar no coração!

    ResponderExcluir
  12. Olá Vilmar,

    Volto após quase 1 ano para dizer que ganhei este tão almejado livro. Desde que li sua postagem me interessei mas como já tinha vários outros na lista de espera fui deixando. Passado um tempo vi que tinha outros 2 que fizeram meu "olhinho" brilhar aí tive que pensar...
    Enfim com direito a pedir o que quisesse de presente de Natal e como tenho direito a 3 pedidos (1 de cada filho), ganhei: 1001 Discos para ouvir antes de morrer, 1001 Filmes para ver antes de morrer e 1001 Livros para ler antes de morrer. Imagine como estou radiante!! Então quero muito agradecer à você pela dica e dizer que, como pôde perceber compartilhar com os amigos (internautas ou não)suas alegrias, seus conhecimentos ou mesmo aborrecimentos é de muita valia!
    Obrigada amigo, valeu!!
    Beijo

    ResponderExcluir